Receba atualizações por Email

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O que é ser professor nos dias de hoje?


MARIA LÚCIA FERREIRA
Doutora em filosofia

Em outubro é celebrado o Dia do Professor. Será que temos o que comemorar? O que é ser professor nos dias de hoje?

A semana é marcada pelo Dia de Nossa Senhora Aparecida e pelo Dia das Crianças. Assim, o Dia do Professor corre o risco de ser esquecido. Será muita sorte algum aluno levar uma maçã, dar um abraço ou desejar parabéns por esse dia. Na verdade, apesar da imagem idealizada do passado, em que o professor "era respeitado", nunca foi fácil ser professor.

Existe, contudo, algo de fascinante em ser professor. Como o filósofo da alegoria da caverna platônica, o professor quer libertar os que ficaram presos, quer compartilhar esse conhecimento que ilumina e que projeta um novo horizonte na vida de cada ser humano.

O professor acredita no seu papel na formação de homens virtuosos, praticantes do bem, capazes de tomar decisões racionais, comprometidos com a construção de uma sociedade justa.
O professor do século XXI não é mais o mestre com todas as respostas decoradas, mas o discípulo de Sócrates, rodeado de pessoas inteligentes e questionadoras, seus alunos, em busca de um saber coletivo e transformador.

Celebremos em cada encontro com nossos alunos a alegria de estar com eles, dialogando, compartilhando, ensinando e aprendendo.

É com muita gratidão que encerro cada aula, com muito respeito a cada aluno que entrou naquela sala com esperança de que eu fosse fazer diferença em sua vida.

Nenhum comentário: