Receba atualizações por Email

terça-feira, 1 de novembro de 2011

O “povo” não tem culpa

Caro Washington,

O que nos falta em Cataguases são lideranças políticas que fundem aqui a cultura da ética, da cidadania, do respeito – e do amor – pela cidade. O que foi feito com Cataguases nos últimos trinta anos é um absurdo. Foi só sucateamento e degradação do espaço público, não se construiu nenhum valor; e nenhuma voz se levantou na altura que devia. Nenhuma atitude foi tomada.

Mas simplesmente colocar a culpa no povo não faz muito sentido, pois o seu comportamento é influenciado diretamente pelas ações, boas e/ou más, de quem está “em cima”. Todas as grandes civilizações tiveram grandes líderes e isso se aplica até mesmo a um universo menor, como o das empresas. Empresas que têm lideranças autênticas, via de regra, têm funcionários satisfeitos, que participam do processo decisório da empresa e dos seus resultados. Eu vi isso de perto no Rio de Janeiro.  

É preciso educar o povo, fortalecer-lhe a auto-estima através da oferta de empregos, educação de qualidade, saúde pública, cultura, etc. Se seguirmos a nossa vocação cultural, abriremos amplas frentes de trabalho e renda em Cataguases. Eu já apontei esse caminho. Como disse Sócrates, “da riqueza não vem a cultura, mas da cultura vem a riqueza”. O homem não é produto do meio?

É preciso estimular a participação popular, como em outro exemplo que dei recentemente aqui no blog, citando o orçamento participativo, no qual a população, junto com a administração pública, decide onde vai ser aplicado o dinheiro da cidade. Não existe movimento e mudança social espontâneos, alguém tem que liderar.  É preciso dar condições para que o povo ganhe autonomia e se liberte – e saiba decidir. Alguém quer isso? 

Não há dilema algum em Cataguases, caro Washington: o que há é falta de líderes, de homens dotados de espírito público, de homens cultos que entendam que a ignorância e a sua conseqüência mais imediata, a miséria, são cânceres sociais que já deviam há muito ter sido extirpados daqui.     

Em 2012 teremos eleições. Se um autêntico reformador falar ao povo o que é preciso falar, chamá-lo com voz forte à participação, duvido que ele não ouça; e talvez dê o primeiro passo para se libertar de vez da miséria que lhe é imposta, convenientemente.

Fraterno abraço,

Zeca Junqueira

10 comentários:

WASHINGTON MAGALHÃES disse...

Meu Caro Zeca
Concordo com tudo o que você disse.Quando assumi a culpa dos pecados foi porque me inseri na história atual de Cataguases e me vi alijado dela por ideólogos inescrupulosos que empunham bandeiras sem qualquer cor política e insiste em nos enganar. E, o que é lamentável, acatamos esse ato como se fosse legítimo. Sim, porque não nos é possível antever outra saída. Suas sugestões são viáveis. Mas é preciso um didatismo partidário para que sejam apliacadas. E quando chega nesse estágio a coisa toda muda. As regras são outras. As coisas são colocadas para não funcionar. É estrutural. Só os que conseguem ver um pouquinho mais à frente têm condições de esboçar uma mudança. Somos poucos nessa empreitada. Infelizmente. Mas ainda assim não podemos perder a esperança. Preservar esse caráter ético de nossas propostas se faz cada vez mais necessário. Estamos juntos nessa luta. Independente de qualquer coloração político-partidária. É preciso pensar para se fazer política. O que não ocorre em nenhuma esfera da vida pública brasileira. Mas não podemos esmorecer. Mantenhamos a bandeira da lucidez e da ética. Nós também podemos. "We can, too".
Obrigado pela atenção que teve ao ler meu texto. Eu também a tenho na mesma medida quando vejo seu nome assinando uma matéria.

WASHINGTON MAGALHÃES

Juca disse...

Falo tudo senhor Zeca nos falta lideranças políticas com amor por nossa cidade.

Alberto C. Louzada disse...

Muito bom o texto. Disse tudo. Parabéns!!

Vera disse...

Washington Magalhães e Zeca Junqueira resgata o blog do Edson Campos parabéns, falta agora o Alfredo Loureiro no blog. Zeca você e o Washington tem que ser candidato a vereador em cataguases.

Elias disse...

O povo tem culpa sim Deus permite estas coisas para que todo os homens conheça seus limites e saiba reconhecer que acima de tudo e de todos existe um DEUS que tudo vê. Ele levanta o humilde e abate todos os soberbos, Ele é Quem dá da vida e a tira. Bons e maus politicos.

Aqui se faz aqui se paga!!!

Denise Gonçalves disse...

Olha Zeca no Brasil não se leva o voto mesmo a serio. Cataguases que acorda ne!

Camila Machado disse...

O Cataguasense deveria ser mais atento aos projetos dos seus políticos e ao votar, verificar que tem verdadeiras condições de dirigir os destinos de seu povo.

Pedro Lúcio do Norte disse...

Zeca Junqueira merecia secretária de cultura, trabalhar com Vanderlei ninguem merece, nem o Fuscão aguentou. OLHA QUE DEU 374 VOTOS PARA ELEGE-LO.

Vanderlei vc só ganha a eleição se o fuscão for seu vice. Se não é banco da praça.

AI DE TI CATAGUASES disse...

Fábrica da Mercedes dá novo alento à Zona da Mata

Adaptada para produzir caminhões, a fábrica de Juiz de Fora começa a operar em janeiro e já atrai fornecedores de autopeças.
fala Washington Magalhães.

Antonio Carlos Lopes disse...

Tem culpa sim sr. Zeca. Se os políticos ai estão é porque o povo os colocou.