Receba atualizações por Email

sábado, 24 de dezembro de 2011

Então é Natal!

 Sônia Maria da Silva Azevedo*

                 
 ...e o que a gente fez, o ano termina e nasce outra vez...Não, não, não é a música que quero recordar, ainda que tão linda, mas já bastante ouvida, muito menos  “Noite Feliz”, ainda que a noite de Natal, é das noites mais felizes e a expressão musical, um clássico natalino... A proposta é mesmo, refletir sobre mais um Natal e com Ele, nossas vivências, nossas meditações.
             
Recebi emails, contendo a propaganda do supermercado de uma rede supermercados da Capital e de uma fábrica que produz panetones. Os dois maravilhosos em suas imagens e músicas escolhidas. Inteligentemente produzidos. Para vender seus produtos? Para lucrar? De certo! São empresas com fins lucrativos.
O que leva ao convite à reflexão, razão desse escrito, é justamente a minha preocupação, em relação a indignação de alguns ou de muitos, quanto a figura do Papai Noel, no caso da fábrica, uma vez que o supermecado enaltece o Natal em Família, ainda que não apresentando o aniversariante.
Papai Noel, como é sabido de todos, é apenas um dos símbolos do Natal, assim como a vela, a guirlanda, o sino, entre outros. Traduzem portanto, uma  linda simbologia, que a tradição nos ensina a repetir ano após ano, sendo que o “Bom Velhinho”, além de nos lembrar São Nicolau, é o encanto das crianças. Que doce e puro personagem, a povoar a imaginação infantil! Chegado o Natal, ganhamos presentes e assim acontece, porque a humanidade recebeu o maior dos presentes; Jesus! E não mais a  tradição, nos faz repetir os feitos de São Nicolau, mas a nossa fé, num Deus que nasceu menino, o Menino Jesus, numa gruta de Belém, motivo sim, da celebração deste 25 de dezembro. 
Deixemos brincar a criança que temos entre os nossos filhos, nossos netos, sobrinhos, afilhados, amigos e a criança que temos dentro de nós. Vivamos a alegria, a simplicidade, signifiquemos os desejos de Boas Festas e Feliz Natal.
Abramos as portas de nossas casas, luzes bem acessas, para que Papai Noel estacione seu trenó, dê água fresca às renas e nos traga agrados, mimos, presentes, na certeza que nossos corações há muito já se abriram, prontos para receber o Salvador e em clima de oração,  poder anunciar a todos; Jesus nasceu!

“Glória a Deus nas Alturas e Paz na Terra aos Homens de Boa Vontade”.

*Psicopedagoga

Nenhum comentário: